Friday, October 20, 2006

"Futebol: Mesmo"


Gosto das dissertações ‘científicas’ de Freitas Lobo mas, para mim, Joel Neto é o melhor cronista de futebol que temos em Portugal. Se a leitura do primeiro me ensina a ver o lado táctico do futebol, é o segundo quem me faz sentir que não estou sozinho nas coisas que sinto enquanto mero adepto e apreciador deste desporto. Acontece-me todas os sábados. Seja qual for o teor da crónica.

É óbvio que a descarada costela sportinguista que pauta os seus textos ajuda a criar esta empatia. Mas, que diabo!, um sportinguista só pode aplaudir quem teve a coragem de escrever e publicar isto a propósito da saída do Hugo do Sporting:
"ALÍVIO
Serei o primeiro, se for preciso, a reconhecer o profissionalismo de Hugo. Durante cinco anos, deu tudo o que tinha ao Sporting. Mas tinha pouco.
O Sporting parece às vezes, infelizmente, um clube vocacionado para jogadores sem talento. Alguns, como Oceano e Iordanov, chegaram mesmo a atingir uma certa dimensão – tiveram sorte, estiveram no sítio certto á hora certa, fizeram um esforço.
Hugo fica na história como o jogador mais desprovido de talento, e ao mesmo tempo de sorte, que já vi jogar no meu clube. Convido-o para almoçar quando quiser. Parece-me uma pessoa fiável. Mas fico radiante por saber que não volta a jogar no meu clube."

No comments: