Thursday, September 07, 2006

Thom Yorke


Gosto de Thom Yorke.

A música do homem deprime-me, é certo, mas gosto. Poucas vozes conseguem transmitir-me simultaneamente, e no mesmo sussurro, calma, angústia, candura, raiva, paz de espírito e inquietude.

Escrevo isto porque a estreia do homem a solo – no álbum The Eraser – tem sido a banda sonora da minha vida ao longo das últimas semanas. Com uma faixa em particular, “Black Swan”, a ‘encalhar’ insistentemente no repeat.

Black Swan

What will grow quickly, that you can't make straight
It's the price you gotta pay
Do yourself a favour and pack you bags
Buy a ticket and get on the train Buy a ticket and get on the train

Cause this is fucked up, fucked up
Cause this is fucked up, fucked up

People get crushed like biscuit crumbs
And laid down in the bed you made
You have tried your best to please everyone
But it just isn't happening
No, it just isn't happening

And it's fucked up, fucked up
And this is fucked up, fucked up
This your blind spot, blind spot
It should be obvious, but it's not.
But it isn't, but it isn't

You cannot kickstart a dead horse
You just crush yourself and walk away
I don't care what the future holds
Cause I'm right here in your arms today
With your fingers you can touch me

I'm your black swan, black swan
But I made it to the top, made it to the top

This is fucked up, fucked up
You are fucked up, fucked up

This is fucked up, fucked up
Be your black swan, black swan I'm for spare parts, broken up

PS: Digamos que é uma música que me eleva a alma a dimensões cósmicas... :-)

6 comments:

Alexandre Nunes de Oliveira said...

ó seu grande Ignaro, o homem chama-se THOM Yorke e não Tom. Vê lá isso bem. Obviamente que erros desses, não estarás ao nível do meu artigo sobre Sokurov (e muito menos do seu cinema, claro).

Alexandre Nunes de Oliveira said...

Em Portugal há esta mania de criticar tanto o que está abaixo (porque nos sentimos superiores) como o o que está acima (porque recusamos sentir-nos inferiores). Considera-se que não é um defeito próprio não estar àquele nível, mas assume-se ao invés que é 'aquilo' (que nos é superior) que está errado, que não vale nada, que é inservível. - é falta de humildade e é ao mesmo tempo o elogio da mediocridade. Em vez de quererem instruir-se e elevar-se mais, critica-se o que se recusa aceitar como superior para assim se ficar satisfeito com a própria mediania. Chega a meter nojo. Em Portugal não se pode ser intelectual, está-se condenado ao monólogo e à crítica que reprova a forma e não o contéudo, porque nunca enxerga o contéudo. É realmente triste, esse país. Ainda bem que me vim embora a tempo.

Quim Zofrénico said...

Fui alertado para o facto de ter escrito mal o nome do Thom (e não Tom) Yorke neste post. Peço desculpa pelo lapso, entretanto já corrigido.

Este alerta surgiu na sequência de um reparo a um post anterior: pelos vistos, terei ferido susceptibilidades com o que escrevi sobre a entrevista a Sokurov. A este propósito, digo apenas que não era, de todo, minha intenção achincalhar os sentimentos ou o brio profissional de quem quer que fosse. Feito este reparo, reservo-me o direito de esclarecer a situação em privado.

Abraços

Anonymous said...

Eu sei que o objectivo não é comentar um comentário... mas não resisto a meter a colher.

"Em Portugal não se pode ser intelectual, ... é realmente triste, esse país. Ainda bem que me vim embora a tempo."

Este tipo de comentários desola-me.
Esta visão redutora, disforme, unilateral, baseada apenas na experiência pessoal (ou em um ou dois infortúnios dela).
Como se os que cá estão, porque cá estão, fossem uns retardados... e depois os outros é que só enxergam a forma sem enxergar o conteúdo.

Pelos vistos, parece que Portugal é uma excelente "forma", para meter lá dentro todos os que nele habitam, através de fórmulas xenófobas que nos reduzem a atrasados mentais arrogantes.

Apetece-me fazer juz à fama que tenho (por ser Portuguesa, esse povo execrável e ignorante) e recomendar-te Dino Meira, em cassete, para pores a tocar no teu bólide, em Agosto, quando vieres de férias.
Dino Meira - essa belíssima referência musical, que dedicou toda a sua vida àqueles que foram "embora a tempo".

S. R.

Unknown said...

"Obviamente que..." -COM- "...erros desses, não estarás ao nível do meu artigo sobre Sokurov (e muito menos do seu cinema, claro)."

hihihihi

miguel. said...

Aposto que durante o mundial de futebol não dispensaste a tua bandeirinha de Portugal comprada no " el coño inglês " ... claro ... afinal ainda bem que te foste embora.
Ainda me hás-de dizer qual foi mesmo o filme do Sokurov que tu viste..!?