Wednesday, September 06, 2006

A dimensão cósmica da minha ignorância

Bem sei que raramente cá venho. Mas acreditem que sigo com grande atenção os escritos dos meus colegas de blog. E, por conseguinte, as pistas, recomendações, sugestões, críticas ou análises por eles aqui expressas constituem-se frequentemente como uma espécie de ‘guia’ para ler, ver, ouvir, conhecer ou explorar. O respeito que tenho pelas suas opiniões e a amizade que sinto por eles faz-me acreditar quase cegamente que vou, à partida, apreciar o que me aconselham.

O exemplo mais recente foi a sugestão que consta no post anterior: uma entrevista de Alexandre Nunes Oliveira a Alexander Sokurov, de quem se diz ser o mais importante cineasta russo da actualidade. Um facto que eu desconhecia e que, portanto, motivou a ‘necessidade’ de preencher esta lacuna na minha cultura geral.

Mas... fracassei. Sim, confesso que fracassei. A simples leitura da entrada que antecede a entrevista propriamente dita fez-me recuar na intenção. Peço desculpa, mas não consigo...

Enquadrar mentalmente o conceito de «superior estilista do cinema contemporâneo» foi, digamos assim, um exercício acessível. Quem está habituado a folhear os suplementos de cultura dos diários generalistas depara-se frequentemente com estas coisas e habitua-se. “Siga”, pensei eu...Uns quantos caracteres a seguir, no entanto, o grau de exigência eleva-se e atira-nos, de forma rude com um «demiurgo de uma experiência filmíca totalmente inovadora, mesmo nos círculos mais alternativos»... Uff... Ora deixa cá ver... “demiurgo”... ok... “experiência fílmica”... ok... Contextualizam-se os elogios... percebe-se a lógica laudatória... arregaçam-se as mangas e preparamo-nos para começar a ler a entrevista.

Eis senão quando nos surge um impiedoso «personalidade única e absolutamente singular, autor de um cinema contemplativo, filosófico, profético e de autênticas dimensões cósmicas». Cinema de ”autênticas dimensões cósmicas”?!?! Desisti... Até conseguir perceber se isto é uma masturbação ao ego do entrevistado ou se é uma masturbação ao ego do entrevistador, em forma de delírio literário, não serei capaz de avançar para a leitura da entrevista.

2 comments:

Jorinhs said...

Eu parei no momento em que li que o gajo nem sequer apreciava muito o cinema...:)

Anonymous said...

Bom dia.
Não conheço o Sokurov.
Ainda assim podia ter alguma coisa a dizer...mas não tenho.
Passei só para dizer:
Olá.
*