Thursday, September 28, 2006

Esteves Certo - O monotone

Steven Wright... o seu ar, sério, sem emoção, a voz lenta, de tom monocórdico e volume no mínimo, aliada a uma mente confusa, absurda, irónica e paradoxal, fazem dele o meu mestre humorístico. Para quem possa ter dificuldades em reconhecer a voz que tão bem descreve o seu estado de espírito, basta lembrar o frete que fazia DJ K-Billy, na rádio, em Cães Danados.
Um humor que surge das traições da linguagem, do non-sense, one-liners e das questões do dia-a-dia que o assaltam e que resultam em atordoadas epifanias depressivas.
Aconselho o único álbum que editou, em 1985, de stand-up comedy, "I have a pony" ou o seu especial para a HBO, caso prefiram vê-lo, a ouvi-lo. Ando a ver se descubro a sua oscarizada curta "The appointments of Dennis Jennings". De resto, é ir descobrindo as suas pequenas, mas sempre inesquecíveis, participações em diversos programas televisivos. Vejam-no, em desenhos animados, como mais um desiquilibrado paciente do Dr. Katz.
Pura perfeição cómica de alguém que insiste que: "Não tenho ideia nenhuma do que estou para aqui a falar". Ora leiam lá o delírio:
- I saw a close friend of mine the other day... He said, "Stephen, why havent you called me?" I said, "I can't call everyone I want. My new phone has no five on it." He said, "How long have you had it?" I said, "I don't know... my calendar has no sevens on it."
- When I woke up this morning my girlfriend asked me: "Did you sleep good?" I said: "No, i made a few mistakes."
- If you can't hear me, it's because i'm in parentheses.
- Right now i'm having amnesia and deja-vu at the same time. I think i've forgotten this before.
- I saw a subliminal advertising executive, but only for a second.
- For sale: Parachute. Only used once, never opened, small stain.

No comments: