Friday, January 12, 2007

Vou votar ‘Sim’ e não quero mais ouvir falar no assunto

Tenho uma má relação com a discussão pública de temas fracturantes. Não raras vezes, esgota-se-me a paciência para ver/ler/ouvir os argumentos de todos os lados da questão. E estou cada vez mais convicto de que o problema não é meu, mas sim dos intérpretes da discussão em causa.

Não sei se é um fenómeno exclusivamente português, mas o tom da discussão e o nível da argumentação resvalam invariavelmente para a ‘mão na anca’. Os decibéis sobrepõem-se à razão. A demagogia engole tudo e todos. E, como é óbvio, a discussão em torno do referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez não está a ser excepção à regra. A esmagadora maioria dos intervenientes no debate parece não se interessar verdadeiramente no tema em si, dando antes prioridade à vitória do seu argumento em prejuízo do argumento adversário.

Faltando sensivelmente um mês para que os portugueses se pronunciem nas urnas, temo pela forma como vai evoluir a apresentação dos pontos de vista dos que são contra e dos que são a favor. Por isso decidi antecipar-me. Para mim, a campanha em torno da questão do aborto já acabou. Foi ontem. Demito-me de participar na discussão. E, sobretudo, de ouvi-la. Sem qualquer tipo de hesitação, a minha decisão está tomada. Voto ‘Sim’. Agora fico só à espera dos resultados. Até lá, estou-me pouco borrifando para os teus argumentos. E para os teus. E para os teus também. E para os dele. E os do outro. E os daquele...

No comments: