Wednesday, January 10, 2007

Sugestivo

Apocalypto, não é um sacerdote a arrancar um coração, nem um animal selvagem que devora sofregamente um rosto humano ou uma pancada seca que esmaga um crâneo.
Irreversible, não é uma cena de violação num túnel vermelho em Paris, nem um tipo acabar com a cara e vida de outro com um extintor.
Para mim, são o que não se vê e só se ouve em Reservoir dogs, onde Mr. Blonde corta à navalhada uma orelha ao som de "Stuck in the middle with you".
Ou em American History X, quando Edward Norton põe a boca de um tipo no lancil do passeio antes de lhe acarinhar a nuca com a sola da sua DocMarten's.
E como prefiro a imaginação... fica aqui a sugestão...
P.S. - No caso de Tarantino, é ainda mais certeira a não visualização da cena através da aplicação da música no momento exacto. É que, as imagens e o som, tal como o impacto que essa combinação provoca, permanecem para sempre indissociáveis. Não consigo evitar a conotação violenta que obtém a ligeirinha música em reacção química com a mais atroz projecção mental individual do momento sangrento da decepação. Que belo horrível...

1 comment:

Jorinhs said...

Oh sim! Mi gusta cariño!