Wednesday, October 10, 2007

Nomes

gosto de Alfredo Bruto da Costa. do nome, claro. o homem não conheço. só de nome. Alfredo Bruto da Costa é presidente do conselho económico e social. e salta a primeira piaducha: o secretário-geral deste órgão acode pelo nome de César Estúpido dos Santos?

é inevitável. peço desculpa, sei que isto resvala um pouco para o batanete, mas é inevitável. se o ouço na rádio, se o leio nos jornais, se o vejo na televisão... sejamos francos, o cérebro reage sempre quando nos deparamos com o nome Afredo Bruto da Costa.

podia dar-se a feliz coincidência de o nome Bruto ter sido conjugado com outro qualquer. um que provocasse ruído na dicotomia. que não fosse "sexy" no apelo à conjugação. por exemplo... Benevides. Afredo Bruto Benevides não soa. se calhar tratá-lo-iam só pelo primeiro e último nome. Alfredo Benevides. mas com um Costa a seguir a Bruto... quem é que no seu perfeito juízo perde a oportunidade de dizer Afredo Bruto da Costa num contexto em que isso faça sentido? Convenhamos: até sabe bem dizê-lo. parece que alivia.

poderia haver, com certeza, outra enorme variedade de nomes igualmente ridículos. podemos testar alguns. José Cretino de Vasconcelos. Rodrigo Idiota da Silva. Alexandre Parvo de Magalhães. Júlio Labrego de Ramalho e Burnay. há uma infinidade de hipóteses. todas elas patéticas. e era bom que estes senhore existissem de facto. que andassem por aí. animavam a vida social, os noticiários, a vida às pessoas.
mas a verdade é que nenhum existe. já Alfredo Bruto da Costa anda aí. e é esse o mérito dele. ter um nome parvo e andar por aí. digo-vos, só pode ser boa pessoa.

1 comment:

Ivone said...

Estou a morrer de riso. Nem podes imaginar. beijinhos