Monday, March 26, 2007

Graaaaaaandas Portugueses!

Tenho má opinião do râguebi. Por inerência, tenho má opinião de quem o pratica. Preconceito? Sim , admito-o... Mas a verdade é que, mesmo aceitando como legítimas todas as virtudes que me apresentem em defesa deste desporto e dos seus praticantes, não consigo deixar de manter com a modalidade a mesma relação distante e de incompreensão que mantenho, por exemplo, com o fenómeno da tropa e seus entusiastas.
Ou seja, que as pessoas se metam nisso é lá com elas. Mas não me peçam para achar normal que o envolvimento neste tipo de actividade seja motivo de entusiasmo para quem participa ou para quem assiste. E sim - perdoem-me a imodéstia -, tenho a pretensão de achar que é a minha perspectiva sobre ambos os assuntos aquela que está correcta.
Ora bem... tudo isto para dizer que, durante o fim-de-semana, dei por mim a equacionar uma reavaliação à minha convicção acerca da inexistência de virtudes na prática do râguebi. Mesmo partindo do pressuposto de que é de energúmenos que estamos a falar, a nossa selecção de matacões-com-ar-de-maus-e-de-burros conseguiu, no Uruguai, alcançar um feito inigualável na história da modalidade: "A primeira selecção amadora a qualificar-se para um Campeonato do Mundo".
A dúvida instalou-se, claro. "Que diabo!", pensei eu... Devo ficar feliz? Ou devo manter a indiferença que me acompanha quando vejo, na televisão, os nossos pequenos 'GI Joes' a chegar da Bósnia ou a partir para o Afeganistão? Não pensei demasiado, confesso. Mas ainda pensei qualquer coisa sobre o assunto. Felizmente, não foi preciso esperar muito para que fossem os nossos próprios "Heróis do mar" em versão 'matraquilhos-cerebrais-da-linha-de-Cascais' a retirarem-me qualquer espaço para inquietações. Bastou-lhes, para isso, mostrarem de que forma são eles capazes de levantar o esplendor de Portugal.

Fica a notícia, para efeitos históricos:
Râguebi: Presidente da Federação confirma detenção dos jogadores e desvaloriza

Lisboa, 26 Mar (Lusa) - O presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, Didio de Aguiar, confirmou hoje que seis jogadores da selecção foram detidos no Uruguai, depois de se terem excedido nos festejos da qualificação para o Mundial, mas desvalorizou o incidente.

"Foi uma cena de descompressão, depois de estarem muito tempo em competição. Foi apenas o resultado de uma noite de copos. Sei que foram ouvidos pela polícia local, libertados e chegam amanhã (terça- feira)", afirmou Didio de Aguiar, poucos minutos depois da restante comitiva lusa ter chegado esta madrugada a Lisboa.

João Correia, Duarte Cardoso Pinto, Gonçalo Uva, Rui Cordeiro e Paulo Murinello foram cinco dos seis jogadores que passaram uma noite na cadeia em Montevideu, depois de alegadamente terem causado distúrbios numa discoteca da capital uruguaia, onde se encontravam a festejar o primeiro apuramento de Portugal para uma fase final de uma Mundial.

No comments: