Tuesday, August 22, 2006

Por outro lado...

"Alta noite!"

Foi a primeira música que ouvi de Arnaldo Antunes (descoberta numa íntima fracção) e descreveu a boa programação de hoje, na 2, com o programa "Por outro lado" de Ana Sousa Dias.
No início, sem o saber, parecia mais um programa de entrevistas, por onde passava por entre outros canais, sempre sem som, porque a minha televisão só se ouve quando interessa! De resto está quase sempre ligada, mas muteada à minha banda-sonora privada. No entanto, embora nem soubesse quem era o entrevistado na altura, achei diferente o local e cenário escolhido.
Agradava-me aquele simples jogo de espelhos que me permitia um lado visual da conversa: vê-se quem fala e também o reflexo de quem ouve. Dai, até me interessar pelo que conversavam, ficou a um mute botão de distância.
Depois foi reconhecer que ela os sabe escolher bem! Paul Auster, António Cartaxo, o falecido Ali Farka Touré (na única entrevista concedida a um jornalista português), o já citado titãnista, entre tantos outros. E, se ainda hoje não me identifico particularmente com a pessoa em si, devido à sua exagerada e encenada humildade, aprendi a admirar a sua qualidade no papel de entrevistadora. Bem preparada, que se distingue das demais por saber ouvir e por não impor perguntas de forma a controlar o discurso do entrevistado. Outra das suas particularidades é o saber perguntar como quem não pergunta, num processo de extracção da resposta através de reticências, antes do ponto de interrogação. Sem pressas, nem qualquer outro interesse. Afinal, é a melhor forma de conhecer alguém!
Quanto ao Arnaldo e do topo da sua voz excepcionalmente grave, já dizia Caetano Veloso...
Superbacana!

No comments: