Wednesday, April 15, 2009

Exercícios

Ouvroir de Littérature Potentiel - Algo como oficina de literatura em potencial que propõe a sua libertação, aparentemente de maneira paradoxal, através de constrangimentos literários. Um movimento que junta literatura, matemática, patafísica e algo mais num conceptual caldo de hortelã (não confundir com afã conventual).
Tratam-se de exercícios que, a partir de uma regra pré-determinada, em vez de limitar, na verdade, optimizam a imaginação e estimulam a produção textual.
Algumas regras:
- Abecedário – Texto onde cada palavra deve ser iniciada por uma letra diferente na seqüência do alfabeto. Exemplo: A brader: cinq danseuses en froufrou (grassouillettes), huit ingénues (joueuses) kleptomanes le matin, neuf (onze peut-être) quadragénaires rabougries, six travailleuses, une valeureuse walkyrie, x yuppies (zélées).
- Lipograma – Texto onde uma letra deve ser surpimida; é o caso do livro La disparition, de G. Pérec, onde a letra "e", vogal mais frequente no francês, não aparece.
- N+7 – Cada substantivo do texto deve ser substituído pelo sétimo que aparece no dicionário após aquele.
- Bola de Neve – Poema que em cada verso contem uma só palavra, sendo que, cada verso que segue, deve ter uma letra a mais que o verso anterior.Tratam-se de exercícios que, a partir de uma regra pré-determinada, em vez de limitar, na verdade, optimizam a imaginação e estimulam a produção textual.
- Poesia encravada - Noutro exercício, ao qual dei o nome, procura-se a mesma num texto qualquer. Abre-se, aleatoriamente, na página do livro escolhido e garimpa-se através de ferramentas poéticas e um olhar único de minerador a gema que está encrustada naquela mina de palavras.
E é continuar a inventar regras na esplanada do café depois de acabar de ler o jornal...

No comments: