Thursday, May 15, 2008

Preguicite aguda

A Trissomia, no entender deste 1/3, teve o melhor elogio que alguém podia fazer a esta pandilha. Fomos agradavelmente vilipendiados por escrevermos ao ritmo do Cossery! Maravilha! Além de nos considerarem mestres do escárnio, somos igualmente um meio do prazer e da preguiça.
Comparativamente aos seus quase sessenta anos de carreira literária em que publicou oito livros ao ritmo de uma frase por dia, tentei igualar tal proeza. Mas postar uma diatribe por dia tornou-se um desejo ao nível daqueles que faço (quando faço) no ano novo.

O comodismo evidenciado por todos os Mandriões deste Vale Virtual não merece um empolgante ensaio sobre a famosa preguiça Cosseriana como concepção filosófica. No entanto, acho que merece um olhar atento à forma como alguns dos nossos leitores, ávidos de novidades, esmorecem ao depararem-se com a ausência quando nos visitam. Nada mais simples de explicar. Nós também fazemos a apologia do ócio para assim melhor saborear a vida e nela reconhecer os fluídos mais prazenteiros (há quem dê em maricas, vicie-se em joguinhs de computador ou vá para a droga). A nós dá-nos pra isto - postar verborreias que julgamos serem de serviço à comunidade e são, mas só quando para aí estamos virados, o que não acontece por normalmente encontrar-me em posições oblíquas.
Mas a lição de Cossery assim como a nossa é a da coerência, além da qualidade intelectual indiscutível de ambos, sem ups & downs, à semelhança de Eça, não se vislumbra neste blog frase, expressão, palavra ou vírgula a mais. Tudo nele é essencial... não se trata, pois, de preguiça. É tempo de reflexão.

4 comments:

Anonymous said...

nao posso deixar de concordar!!! sempre houve tempo para tudo e tempo vital gasto nas menores estupidezes inimaginaveis!! cada pessoa tem o seu direito a preguica e ja agora que ninguem mexa com a minha, senao mordo, ou nao pensando bem, da-me preguiça!!

P.S. que ninguem se atreva a comparar o seu nivel de preguicite com o meu

Anonymous said...

Esta gente devia era ir escrever para o caralho. Este blog é uma merda!

José Fontes Salvo

Anonymous said...

Eu concordo plenamente... só o homem livre pode dedicar-se ao ócio...

S.R.

Unknown said...

Eu concordo que este blogue é uma merda!