Wednesday, February 11, 2009

O meu "Top 15"

Consta que Aristóteles terá dito, um dia, nos arredores de 350 a.c., que "dois amigos são uma mesma alma vivendo em dois corpos". Sorte a do filósofo não ter vivido a época tecnológica de hoje. Gostava de vê-lo enfrentar o desafio de alterar o seu tarifário de telemóvel e compor uma listagem de 15 almas preferenciais vivendo em 15 telemóveis diferentes. "Uma mesma alma"? Lol. Props po ppl da Grec.
Há muito me habituei a fazer "rankings". Graças ao "factor High Fidelity/Nick Hornby", consigo hoje aplicar uma série de princípios que me permitem, em meia dúzia de minutos, esgalhar um qualquer "top 5" de músicas, filmes, álbuns, clubes, jogadores, actores, comidas, bebidas, destinos, whatever. É simples, é ordenar preferências num exercício que não compromete. E que pode sempre ser alterado com a justificação do "ah!, esqueci-me desse".
Mas hoje tive de fazer um "ranking" diferente. Um "top 15" de contactos de telemóvel que passam a integrar a minha rede de chamadas com um custo mais barato. Independentemente da rede. É a amizade "powered by Optimus".
Confesso que me senti mal. A meia hora que dediquei à tarefa soou-me a pura instrumentalização de laços afectivos. 15 pessoas.
A família próxima é cabeça de série, tem direito a pote especial, ocupa 3 lugares.
A família menos próxima preenche o pote 2, ocupa 3 lugares.
Sobram 9.
Há os amigos. Há os "amigos".
Há os contactos obrigatórios, por mais frequentes.
Há os outros contactos mais dispensáveis, por poderem ser feitos por segundas vias.
Há 9 lugares.
Há mais pessoas do que lugares.
Este é mais amigo que aquele? E para este, ligo mais do que para aquele?
Este gajo é fixe. Mas é amigo?
Basicamente dei por mim a pensar, lá no alto da arrogância que a Optimus me ofertou, em quem é que merecia, ou não, estar no meu "top 15 de telemóvel". Um luxo, portanto. Uma espécie de Deus. Da minha lista de telemóvel.
Razão e coração em cima da mesa.
Carteira e sentimentos em equação.
Lá fiz a puta da lista.
15 pessoas.
Que me custarão, a partir de agora, € 0,159 por minuto. Em 90% dos casos, passo a pagar menos € 0,390 por minuto.
É a minha lista.
E deixou-me a pensar na vida.

1 comment:

Jorinhs said...

Agradeço o facto de constar dessa lista mas, acho que posso contar pelos dedos duma mão amputada de uns quantos, as vezes que me ligaste, sei lá, em cinco anos... e vice-versa;)... prefiro a comunicação telepática que fazemos de vem em quando. Nessa estou em primeiro (dos 9 claro) e no da óptima lista? Quero o ranking...